Clareamento Dental

O clareamento dental é uma técnica que pode ser feita de três formas distintas: no consultório com o seu dentista, em casa com o uso de uma moldeira, ou uma combinação entre ambos.

CLAREAMENTO DENTAL:

O cuidado e atenção com a imagem incluem a estética da boca e dos dentes, a busca por dentes brancos tem aumentado consideravelmente. Ainda que não existam estudos formais em relação ao tema, é irrefutável o crescimento considerável da busca por clareamento dental.

Um sorriso que demonstre harmonia, a partir de dentes brancos e bem alinhados, tornou-se o objetivo de muitas pessoas, alterando de forma radical a questão prioritária passada, que se restringia somente cuidado da saúde oral.

Vale ressaltar que embora aparentemente o clareamento seja um procedimento simples, este não trata-se apenas de um critério estético e requer muito cuidado.

O auxílio e recomendação de cirurgiões-dentistas é extremamente importante para o processo. Apenas este profissional é apto para orientar em relação a concentração adequada do elemento, o tempo de frequência, o modo correto para a aplicação do gel, por exemplo e, o nível possível para o clareamento.

Com o passar do tempo, os dentes começam a escurecer, em consequência do esmalte com desgaste, de modo a tornar a dentina – que é o tecido abaixo, determinante da coloração do dente – muito mais aparente. E também por ingerirmos alimentos com corantes, que acabam pigmentando os dentes.

A dentina acaba por se caracterizar com maior densidade, deixando os dentes em tons mais escurecidos. A ingestão contínua de café, açaí e outros alimentos e líquidos que são compostos por quantitativos grandes de corantes artificiais e naturais, fazem a interferência em relação a pigmentação dental.

É também possível que esse fato ocorra a partir de condições genéticas e por conta da má higienização. Assim como a utilização do tabaco e determinados remédios podem ser influenciadores desse teor escuro dos dentes.

COMO FUNCIONA?

O procedimento para clarear os dentes acontece através de elementos químicos que são destacados como peróxido de hidrogênio ou de carbamida. Hoje, há duas tipologias de clareamento, sendo que ambas devem ser realizadas de  São elas: o clareamento caseiro e o outro feito em consultório. Existe ainda a técnica mista que faz clareamento de consultório e caseiro simultaneamente.

CLAREAMENTO DE CONSULTÓRIO

Quanto ao do consultório, o manejo é realizado de forma exclusiva pelo dentista, que faz uso de elementos como o peróxido de hidrogênio, que se destaca por ter uma potência 3x maior que o peróxido de carbamida usado em técnicas caseiras com ou sem o laser ou a ativação da luz.

É possível notar a diferença entre uma e duas primeiras seções do clareamento, que tem duração em média de uma hora. Nessas situações, a gengiva precisa de isolamento, porque o elemento que é usado para o clareamento pode provocar irritação nas mucosas da boca.